domingo, 4 de setembro de 2011

O poliamor - quando não há ciúmes.

O poliamor é uma relação não-monogâmica em que as pessoas desenvolvem vínculos afetivos e amorosos por mais de uma pessoa, normalmente a prática ocorre entre um trio. Para os praticantes do poliamor o ideal é: "... a possibilidade prática, sustentável e responsável de relações íntimas e profundas com vários parceiros simultaneamente." (Samila.com
A honestidade é um dos pilares do poliamor, a pessoa não se sente traída pelo fato de seu parceiro (ou parceira) ter relações com outro, o que caracteriza a traição é a quebra de acordos feitos pelos parceiros que optaram por esse tipo de relacionamento.
Não há regras universais, mas normalmente não se trata de swing, ou seja, não necessariamente o trio relaciona-se ao mesmo tempo. Há sim alguns padrões os quais os envolvidos aceitam, alguns não fazem questão de saber os detalhes do relacionamento com um dos parceiros, já outros preferem que seja relatado o que se passa na intimidade.  Também não se trata de relacionamento aberto, pode existir diferenças. No caso do poliamor as relações envolvem mais de uma pessoa mas todos sabem e não há relações fora do grupo. Neste caso, entende-se que exitam vínculos entre os participantes.
Não dá para tecer juízo de valor negativo a essa modalidade de relacionamento. É uma questão de opção e de acordos envolvendo pessoas que sentem e pensam de forma semelhante. Estima-se que está aumentando o número de pessoas que optam pelo poliamor. Às vezes, a monogamia é praticada por convenção social e os que se dizem monogâmicos traem-se frequentemente.   
Especialista em sexo afirmam que não necessariamente os poliamoristas saem a todo momento em busca de transas e relações, poliamor não é promiscuidade,  é uma relacionamento afetivo que envolve mais uma pessoal com o casal.
Assita a um vídeo (em espanhol) sobre o poliamor.


Referências:
Sugestão de leitura para aprofundamento no tema: Blog Poliamores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...